- A LC 227/2026 incluiu o art. 6º, XII na LC 214/2025: o IBS e a CBS não incidem sobre contribuições associativas estatutárias — desde que sejam "de natureza não contraprestacional".
- Na associação de pacientes, o associado paga a contribuição e recebe o produto. Há correspondência direta entre pagamento e entrega, o que caracteriza contraprestação — e provavelmente afasta a regra.
- Sem o art. 6º, XII, sobra a imunidade do art. 9º, III, que exige cumprir cumulativamente os requisitos do art. 14 do CTN (§3º).
- E a imunidade não alcança as compras (art. 9º, §4º), enquanto o art. 51 anula os créditos das operações anteriores. O tributo pago no insumo vira custo definitivo.
- Resultado prático: a imunidade aumenta o custo por paciente em vez de reduzir. A decisão sobre a natureza da contribuição precisa ser tomada em 2026, não em 2027.
Nas últimas semanas circulou em dezenas de portais a informação de que "as associações sem fins lucrativos ficaram isentas dos novos tributos". A manchete tem origem real: a Lei Complementar nº 227, de 2026, alterou a LC 214/2025 e incluiu as contribuições associativas na lista de não incidência do IBS e da CBS.
O problema é que a manchete parou antes do adjetivo. E o adjetivo é que decide se a sua associação está dentro ou fora.
Este texto é para quem dirige, assessora ou faz a contabilidade de uma associação de pacientes de cannabis. Ele parte do texto da lei, e não da notícia sobre a lei.
O que o art. 6º, XII realmente diz?
A regra é de não incidência: significa que o fato sequer entra no campo de alcance do tributo. Ela está no art. 6º da LC 214/2025, que lista o que fica fora do IBS e da CBS, e ganhou um inciso novo em 2026.
São quatro condições cumulativas, e vale destacá-las uma a uma porque cada uma elimina um grupo de entidades:
- Ser contribuição associativa estatutária — prevista no estatuto, e não cobrada por decisão avulsa da diretoria.
- Ser de natureza não contraprestacional — o associado paga para manter a entidade, não para receber algo em troca.
- Destinar-se à manutenção da associação civil sem fins econômicos.
- A entidade cumprir o art. 14 do CTN — os mesmos requisitos que sustentam a imunidade.
Para um clube de bairro, um sindicato ou uma associação de moradores, as quatro se cumprem sem esforço: o associado paga a mensalidade e o que ele recebe é a existência da entidade. Para a associação de pacientes de cannabis, a segunda condição é um problema sério.
Por que a contribuição do paciente provavelmente é contraprestacional
Observe a operação real de uma associação canábica. O paciente se associa, apresenta prescrição, paga uma contribuição mensal e retira o óleo. Em muitas entidades, o valor varia conforme o volume, a concentração ou a quantidade de frascos retirados.
O que não descaracteriza a contraprestação
E há dois dispositivos que fecham a porta de saída mais usada nessa conversa. A LC 214 define operação onerosa como "qualquer fornecimento com contraprestação" (art. 4º, §2º) e, no §3º, III, afirma que "é irrelevante a obtenção de lucro com a operação". O art. 21, I completa, definindo contribuinte como quem fornece "no desenvolvimento de atividade econômica, de modo habitual". Ou seja: não ter fim lucrativo não afasta, por si, a sujeição passiva.
Essa correspondência entre o que se paga e o que se recebe é exatamente o que caracteriza contraprestação. E ela não deixa de existir porque:
- a entidade não tem finalidade lucrativa — finalidade não lucrativa diz respeito à destinação do resultado, não à natureza da operação;
- o valor cobre apenas o custo — preço de custo continua sendo preço;
- o produto é medicinal e a entrega é gratuita para parte dos pacientes — isso ajuda a tese, mas não a resolve sozinho.
A expressão não é nova — e isso joga a seu favor
⚠️ Duas ressalvas: a solução trata de IRPJ, não de IBS e CBS; e a flexibilização do §2º está em instrução normativa, enquanto o "não contraprestacional" do art. 6º, XII está na lei complementar — e por isso é mais duro.
A associação de cannabis é "instituição de assistência social"?
A imunidade do art. 9º, III alcança "instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos". Para a associação de pacientes, o enquadramento como assistência social é defensável: presta assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade de saúde, sem exigência de contrapartida econômica proporcional, e sem finalidade de lucro.
Mas defensável não é automático. Até o fechamento deste texto, não há manifestação específica da administração tributária sobre o enquadramento de associações canábicas nesse inciso. O que sustenta a tese é o conjunto: estatuto coerente, critério de acesso publicado, política de gratuidade aplicada, prestação de contas e prática efetiva.
Por que a imunidade não reduz o custo por paciente — ela aumenta
Aqui está a parte que praticamente nenhum material sobre terceiro setor explica, e que muda o orçamento de qualquer associação que produza.
Ser imune significa não pagar tributo sobre o que você fornece. Não significa comprar sem tributo. E o desenho do IBS e da CBS torna essa diferença cara.
Art. 51 — "A imunidade e a isenção acarretarão a anulação dos créditos relativos às operações anteriores." O §2º ressalva apenas as exportações e as operações dos incisos IV e VI do art. 9º — livros, jornais, periódicos e papel de impressão (IV) e radiodifusão de recepção livre e gratuita (VI). Os fonogramas do inciso V ficaram de fora — e a associação também.
O mecanismo, em três passos
- A associação compra insumo, energia, frete e análise laboratorial. Cada fornecedor destaca IBS e CBS na nota. A imunidade da associação não afasta esse tributo, porque ele é do fornecedor e vem embutido no preço.
- Quem paga tributo na entrada normalmente se credita e compensa na saída. Mas a associação não tem saída tributada — seja por imunidade, seja por não incidência.
- O art. 51 fecha a porta: os créditos das operações anteriores são anulados. O tributo pago na entrada não volta de nenhuma forma.
Onde o tributo entra, etapa por etapa
Este é o percurso real de uma associação que cultiva e entrega. Em cada linha, o tributo entra e não sai.
| Etapa | O que acontece | Onde o tributo entra |
|---|---|---|
| Governança | Estatuto, CNPJ, conselho, contabilidade | Serviços contábeis e jurídicos — tributados, sem crédito |
| Autorização | Salvo-conduto judicial hoje; sandbox da RDC 1.014 quando o edital sair | Honorários e custas — tributados |
| Insumos | Semente ou muda, substrato, nutriente, energia, água, climatização | Todos tributados; importação soma tributo na entrada |
| Cultivo | Mão de obra, responsável técnico farmacêutico, segurança | Serviços de terceiros tributados |
| Processamento | Extração, solvente, equipamento, envase | Insumo e serviço tributados |
| Análise laboratorial | Canabinoides, metais pesados, pesticidas | Serviço tributado — e obrigatório, não opcional |
| Entrega ao associado | Dispensação mediante prescrição | Sem débito — e é por isso que nada do que veio antes se recupera |
Um custo que muitas associações ainda não colocaram no orçamento: a Resolução CFF nº 7, de 30 de julho de 2026 (DOU de 14/08/2026) disciplina a atuação do farmacêutico como responsável técnico pelo cultivo, produção de material vegetal, colheita, beneficiamento primário, armazenamento e sistema de qualidade de Cannabis. Atenção ao verbo: o art. 1º diz que o farmacêutico poderá exercer essa responsabilidade, e o §3º ressalva outros profissionais habilitados — a resolução não obriga a contratar farmacêutico. O que ela faz é desenhar o escopo do trabalho, e é o escopo que precifica o honorário. Recorrente, e tributado na entrada.
O que muda para quem doa para a sua associação
Há uma segunda mudança de 2026 que passou quase despercebida no nicho. A Lei Complementar nº 224/2025 instituiu redução linear de incentivos fiscais federais, e o terceiro setor foi inicialmente alcançado. Houve recuo por instrução normativa — mas o desfecho definitivo não veio de ato administrativo: veio de lei.
E há um segundo movimento, que quase ninguém leu até o fim. O Anexo Único da IN RFB nº 2.305/2025 trazia, no item 26, a dedução das doações feitas a entidades civis sem fins lucrativos. A IN RFB nº 2.307/2026 (DOU de 23/02/2026, Edição 35, Seção 1, p. 100) substituiu esse anexo: o item 26 passou a constar como "(Revogado)", enquanto entrou o item 34, que preserva a isenção da entidade. Ou seja: protegeram a associação e tiraram a dedução de quem doa para ela. Se a sua entidade capta doação de empresa, converse com o doador antes do fechamento do exercício.
O que fazer ainda em 2026
2026 é ano de ajuste do sistema. É a janela em que a regra já é conhecida e a cobrança ainda não começou. Cinco decisões que não deveriam esperar:
- Revisar a natureza da contribuição. Se o valor varia conforme o volume retirado, ele se parece com preço. Contribuição fixa por categoria de associado sustenta melhor a natureza não contraprestacional.
- Separar contribuição de manutenção da entrega do produto, com clareza no estatuto e no regimento, em vez de tratar tudo como uma coisa só.
- Formalizar a política de gratuidade e o critério de acesso — é o que mais fortalece o enquadramento como assistência social.
- Auditar a escrituração. O terceiro requisito do art. 14 do CTN exige escrituração capaz de assegurar exatidão. É o único requisito que custa dinheiro todo mês e o primeiro a ser cortado quando o caixa aperta.
- Calcular o custo por paciente com o tributo não recuperável em linha separada. É esse número que sustenta a contribuição perante o conselho fiscal, a fiscalização e o juiz do processo de autorização.
Se a associação chegar a precisar de autorização sanitária própria, o caminho e os custos estão descritos no guia executivo da RDC 1.015, e a conta da importação de semente, que é a primeira linha do cultivo, está em importação de sementes de cannabis: custos e a RDC 1.012.
Quem já acompanha o tema encontra o mesmo raciocínio aplicado a outra entidade coletiva no nosso texto sobre cooperativas no IBS e na CBS, e a preparação financeira para o sandbox no guia da RDC 1.014.
Como isso se encaixa no resto do quadro regulatório
A discussão sobre a natureza da contribuição não acontece no vácuo. Ela se soma a um conjunto de normas de 2026 que redesenharam o setor inteiro — e a associação é a figura que ficou no meio de todas elas, sem ser destinatária explícita de quase nenhuma.
De um lado, a RDC 1.015/2026 organizou quatro portas de entrada sanitária, todas desenhadas para produto farmacêutico industrializado — e nenhuma delas pensada para a entidade que cultiva e entrega ao próprio associado. De outro, a discussão sobre a posição da cannabis diante do Imposto Seletivo segue aberta, e é ela que define se o setor entra na exceção ou na regra geral de alíquota.
Para quem precisa do panorama completo da transição, reunimos o mapa em reforma tributária e cannabis medicinal: o novo marco de 2026 e 2027, e a visão de gestão financeira do setor está no guia do CFO para cannabis no Brasil. Quem quiser simular o efeito da transição sobre a própria estrutura encontra os cenários em planejamento tributário com CBS e IBS.
E vale o registro de contexto: os números públicos do setor vêm, em boa medida, de pedidos de acesso à informação, e não de estatística oficial — como mostramos na terceira edição do Panorama Cannabis. Para a associação, isso tem uma consequência prática desagradável: não existe base pública confiável para comparar o seu custo por paciente com o de ninguém. Cada entidade precisa construir o próprio número, e quem não constrói fica sem argumento na hora em que ele é exigido — seja pelo conselho fiscal, seja pela fiscalização, seja pelo juiz.
O calendário que importa
Há três relógios correndo em paralelo, e eles não estão sincronizados:
- 2026 — ano de ajuste do novo sistema tributário. A regra já é conhecida, a cobrança ainda não começou. É a janela para reorganizar estatuto, contribuição e controles.
- 2027 — entrada do novo sistema. A entidade precisa chegar com a natureza das suas receitas definida e documentada.
- Sem data — o edital de chamamento público do sandbox da RDC 1.014, que ainda não foi publicado, e a regulamentação da manipulação magistral prevista no art. 72 da RDC 1.015.
A assimetria entre esses relógios é o problema central de planejamento do setor: o prazo tributário tem data e o prazo sanitário não. Planejar esperando o segundo é como deixar de declarar porque o vizinho ainda não declarou.
Baixe o Manual Fiscal da Associação de Pacientes 2026/2027. São 24 páginas com o teste do art. 14 do CTN em formato de checklist, o mapa do tributo etapa por etapa, o que continua obrigatório mesmo para entidade imune, o controle de estoque por lote e a conta do custo por paciente. Gratuito, com os dispositivos transcritos para você conferir.
Baixar o manual gratuito Falar com a AlgoritimadoSe a sua entidade está no ponto de precisar de estrutura financeira permanente, veja o que é um CFO fracionado e quando contratar, e o que fazemos especificamente para o setor em CFO para cannabis.
Receba os alertas regulatórios da Algoritimado antes de virarem urgência: baixe o manual e entre na lista. Se o seu tema é cultivo, o Guia da ANVISA para cultivo continua disponível. Prefere conversar agora? WhatsApp.
Perguntas frequentes
Associação sem fins lucrativos é imune ou isenta?
São coisas diferentes. Imunidade tem base constitucional e não pode ser retirada por lei ordinária; isenção é concedida por lei e pode ser revogada. No IBS e na CBS, a imunidade das instituições de educação e assistência social sem fins lucrativos está no art. 9º, III da LC 214/2025 e depende do cumprimento cumulativo dos requisitos do art. 14 do CTN, conforme o §3º do mesmo artigo.
A mensalidade paga pelo associado tem IBS e CBS?
Depende da natureza da contribuição. O art. 6º, XII da LC 214/2025, incluído pela LC 227/2026, afasta a incidência sobre contribuições associativas estatutárias de natureza não contraprestacional destinadas à manutenção da entidade. Quando o associado paga e recebe um produto em contrapartida direta, a caracterização como não contraprestacional fica fragilizada, e a entidade passa a depender da imunidade do art. 9º, III.
Entidade imune pode se creditar do IBS e da CBS pagos nas compras?
Não. O art. 9º, §4º da LC 214/2025 diz que as imunidades não se aplicam às aquisições de bens e serviços, e o art. 51 determina a anulação dos créditos relativos às operações anteriores, ressalvadas apenas as exportações e as operações dos incisos IV e VI do art. 9º. Na prática, o tributo pago no insumo vira custo definitivo.
A associação precisa emitir documento fiscal mesmo sendo imune?
Sim. Imunidade diz respeito ao pagamento do tributo, não às obrigações acessórias — e o art. 60, §2º, I da LC 214/2025 diz que a obrigação de emitir documento fiscal eletrônico "aplica-se inclusive a operações imunes, isentas ou contempladas com alíquota zero ou suspensão". O Ato Conjunto RFB/CGIBS nº 4, de 30/07/2026, escalonou o início por documento: serviços da lista da LC 116 em geral a partir de 1º/10/2026; e, para o sujeito passivo de IBS e CBS não contribuinte do ICMS que fornece ou movimenta bens materiais, a partir de 1º/12/2026 (§4º do art. 1º). A associação que entrega produto ao associado cai, em regra, nessa segunda data.
Farmácia de manipulação já pode manipular CBD?
Ainda não, na prática. O art. 72 da RDC ANVISA nº 1.015/2026 permite a manipulação magistral com o fitofármaco CBD, mas condiciona a regulamentação "a ser editada pela Anvisa", que até o fechamento deste texto não foi publicada. A proibição expressa da antiga RDC 327/2019 caiu, mas a Lista E do Anexo I da Portaria SVS/MS nº 344/98 mantém restrição à manipulação, e nenhuma das ressalvas vigentes alcança a farmácia magistral. O que mudou de fato é que a farmácia magistral já pode dispensar o produto industrializado.
Fontes
- Lei Complementar nº 214, de 16 de janeiro de 2025, arts. 6º, 9º e 51, com as alterações da Lei Complementar nº 227, de 2026 — texto consolidado no Planalto.
- Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966 (Código Tributário Nacional), art. 14.
- Lei Complementar nº 224, de 2025; Lei Complementar nº 235, de 27 de agosto de 2026, art. 11; Instrução Normativa RFB nº 2.305, de 2025, e Instrução Normativa RFB nº 2.307, de 20 de fevereiro de 2026, publicada no DOU de 23/02/2026, Edição 35, Seção 1, p. 100.
- Resolução da Diretoria Colegiada ANVISA nº 1.015, de 2 de fevereiro de 2026, arts. 2º, 39, 72 e 76.
- Resolução da Diretoria Colegiada ANVISA nº 1.014, de 30 de janeiro de 2026 (sandbox regulatório).
- Portaria SVS/MS nº 344, de 12 de maio de 1998, Anexo I, Lista E.
- Resolução do Conselho Federal de Farmácia nº 7, de 30 de julho de 2026, publicada no DOU de 14 de agosto de 2026.
- Supremo Tribunal Federal, Tema 1341 de repercussão geral.
Este conteúdo é informativo e não constitui consultoria jurídica, contábil ou tributária. A legislação citada está em transição e pontos relevantes permanecem em aberto, como indicado ao longo do texto.
0 comentários